2014 Quinta de Baixo Niepoort Vinhas Velhas Branco

O Quinta de Baixo Vinhas Velhas surge da junção das castas Maria Gomes e Bical de vinhas centenárias com um terroir de calcário perfeito. Dada a elevada acidez natural, estas vinhas originam vinhos com pH abaixo dos 3.0, sendo possível efectuar a fermentação maloláctica que decorre em Fuders de 1000 litros com mais de 60 anos, provenientes de Mosel.

27,90 € Com IVA

2360


Produtor
Quinta de Baixo, Vinhos da Bairrada, S.A.
Região
Bairrada
Castas
Bical, Maria Gomes
Capacidade
75cl
Teor alcoólico
11%
Estágio
20 meses em Fuders
Harmonização
Pratos de marisco, peixe assado no forno e pratos de bacalhau. Acompanha muito bem pratos de inspiração japonesa, com sabores alcalinos e iodados (tal como a alga Nori).
Capacidade de guarda
10 anos
Servir a
10 a 12°C
Notas de prova

Mais leve na cor que o ano anterior mas com o mesmo registo vibrante, expressivo e muito austero. As notas de calcário são muito evidentes, envolvidas por aromas de limão, especiarias e flores brancas. O perfil austero e mineral da casta Bical é mais evidente que a expressividade da casta Maria Gomes. Na boca, impressiona pela leveza, embora seja encorpado e com muita garra. A acidez eleva o vinho para um patamar único, fresco, complexo, muito fino e elegante. É vertical, directo e com um final de boca austero e profundamente mineral. Um branco muito distinto e que deve ser bebido em copos tipo Borgonha.

Produtos relacionados